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Por que os ouvidos “tampam” quando viajamos de avião?

Quando você viaja de avião — ou mesmo quando está descendo uma serra de carro ou ônibus — é bastante comum aparecer aquela sensação de ouvido tampado. Mas você sabe por que isso acontece?

É claro que é de conhecimento geral que a responsável por esse efeito é a pressão do ar, que cria essa ocorrência também quando entramos em um túnel em alta velocidade, por exemplo. Porém, como ela age?

Mudanças bruscas de pressão

Para solucionar as dúvidas, o professor de física aplicada Antonio Ruiz de Elvira, da Universidade de Alcalá, deu algumas explicações ao site do El Mundo.

O físico afirmou que o que acontece no caso de entrar em um túnel em alta velocidade é a mudança brusca de pressão, que faz com que precisemos de certo tempo de adaptação para que esse “golpe” de pressão se equilibre através o duto de comunicação entre as vias nasais e do ouvido.

No avião, ele diz que o efeito é parecido, pois, para a fuselagem não sofrer uma força demasiada, os pilotos regulam a pressão interior da cabine. Dessa forma, ao atingir a altitude de cruzeiro (cerca de 10 mil metros acima do mar), a pressão interna é regulada para 2,5 a 3 mil metros ou 650 hectopascais (hPa).

Ao fazer essa ação, diminui a diferença de pressão entre o interior e o exterior da aeronave, ajudando a reduzir a fadiga da fuselagem e das janelas. No entanto, tudo isso acontece em poucos minutos durante o voo, desde a decolagem até o alcance da altitude ideal. E isso faz com que o ar de fora “empurre” com muito mais força o ar de dentro das vias respiratórias, gerando a sensação de ouvido tampado.

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